ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Sabe-se que a construção de uma pessoa não se dá de maneira simples, nem mesmo objetiva (conforme o estudado na terceira semana). Ao que diz respeito ao conceito de pessoa, de consciência e de imagem e a formação da pessoa, assinale a alternativa que apresenta uma dessas etapas:
Ação motivada somente pela vontade pessoal.
Análise das ações pessoais com parâmetro no outro.
Capacidade de ser formada a partir do outro.
Vigia das ações dos outros para julgamento.
Modo como cada pessoa entende o mundo.
Numa palestra intitulada “Você sabe com quem está falando?”, o professor Mário Sergio Cortella apresenta uma visão de mundo, e de vida humana, que contrapõe a lógica da individualidade e da superioridade. Com base nesse vídeo, julgue as assertivas a seguir:
- O homem não pode se entender como um ser superior e dominante.
- A simplicidade e a humildade devem ser os caminhos da vida humana.
- A capacidade humana é reduzida quando se encontra a vida.
- O ser humano deve sempre se colocar como único ser do universo.
Estão de acordo com a fala do professor Cortella somente as assertivas:
1 e 4.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1 e 3.
Observe a imagem a seguir, sobre o movimento das ciências:
A ciência, ao contrário do senso comum, é racional e sistemática. O ciclo comum das ciências depende da observação, da elaboração de teorias que sustentem a prática e, por fim, a busca permanente do aperfeiçoamento. Assim, o que se percebe nas ciências é um constante movimento entre:
Teoria e movimento.
Ação e movimento.
Experiência e prática.
Ação e reação.
Teoria e experiência.
Leia o fragmento a seguir:
“Pode-se dizer que a filosofia é a ciência mãe, da qual pouco a pouco foram se separando formas de pensar e métodos que mais tarde se especializaram e se tornaram independentes, que hoje chamamos de ciência”.
João Mattar. Introdução à Filosofia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 5.
Acerca da Filosofia é CORRETO o que se afirma em:
Concepção única que tem origem na ciência.
Método de estudo que se forma na prática.
Definição subjetiva fruto do pensamento.
Modo de pensar que surge a partir do todo.
É uma forma de ser que depende dos outros.
A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Ação motivada somente pela vontade pessoal.
Análise das ações pessoais com parâmetro no outro.
Capacidade de ser formada a partir do outro.
Vigia das ações dos outros para julgamento.
Modo como cada pessoa entende o mundo.
Numa palestra intitulada “Você sabe com quem está falando?”, o professor Mário Sergio Cortella apresenta uma visão de mundo, e de vida humana, que contrapõe a lógica da individualidade e da superioridade. Com base nesse vídeo, julgue as assertivas a seguir:
- O homem não pode se entender como um ser superior e dominante.
- A simplicidade e a humildade devem ser os caminhos da vida humana.
- A capacidade humana é reduzida quando se encontra a vida.
- O ser humano deve sempre se colocar como único ser do universo.
Estão de acordo com a fala do professor Cortella somente as assertivas:
1 e 4.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1 e 3.
Observe a imagem a seguir, sobre o movimento das ciências:
A ciência, ao contrário do senso comum, é racional e sistemática. O ciclo comum das ciências depende da observação, da elaboração de teorias que sustentem a prática e, por fim, a busca permanente do aperfeiçoamento. Assim, o que se percebe nas ciências é um constante movimento entre:
Teoria e movimento.
Ação e movimento.
Experiência e prática.
Ação e reação.
Teoria e experiência.
Leia o fragmento a seguir:
“Pode-se dizer que a filosofia é a ciência mãe, da qual pouco a pouco foram se separando formas de pensar e métodos que mais tarde se especializaram e se tornaram independentes, que hoje chamamos de ciência”.
João Mattar. Introdução à Filosofia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 5.
Acerca da Filosofia é CORRETO o que se afirma em:
Concepção única que tem origem na ciência.
Método de estudo que se forma na prática.
Definição subjetiva fruto do pensamento.
Modo de pensar que surge a partir do todo.
É uma forma de ser que depende dos outros.
A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
1 e 4.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1 e 3.
Observe a imagem a seguir, sobre o movimento das ciências:
A ciência, ao contrário do senso comum, é racional e sistemática. O ciclo comum das ciências depende da observação, da elaboração de teorias que sustentem a prática e, por fim, a busca permanente do aperfeiçoamento. Assim, o que se percebe nas ciências é um constante movimento entre:
Teoria e movimento.
Ação e movimento.
Experiência e prática.
Ação e reação.
Teoria e experiência.
Leia o fragmento a seguir:
“Pode-se dizer que a filosofia é a ciência mãe, da qual pouco a pouco foram se separando formas de pensar e métodos que mais tarde se especializaram e se tornaram independentes, que hoje chamamos de ciência”.
João Mattar. Introdução à Filosofia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 5.
Acerca da Filosofia é CORRETO o que se afirma em:
Concepção única que tem origem na ciência.
Método de estudo que se forma na prática.
Definição subjetiva fruto do pensamento.
Modo de pensar que surge a partir do todo.
É uma forma de ser que depende dos outros.
A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Teoria e movimento.
Ação e movimento.
Experiência e prática.
Ação e reação.
Teoria e experiência.
Leia o fragmento a seguir:
“Pode-se dizer que a filosofia é a ciência mãe, da qual pouco a pouco foram se separando formas de pensar e métodos que mais tarde se especializaram e se tornaram independentes, que hoje chamamos de ciência”.
João Mattar. Introdução à Filosofia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 5.
Acerca da Filosofia é CORRETO o que se afirma em:
Concepção única que tem origem na ciência.
Método de estudo que se forma na prática.
Definição subjetiva fruto do pensamento.
Modo de pensar que surge a partir do todo.
É uma forma de ser que depende dos outros.
A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Concepção única que tem origem na ciência.
Método de estudo que se forma na prática.
Definição subjetiva fruto do pensamento.
Modo de pensar que surge a partir do todo.
É uma forma de ser que depende dos outros.
A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
O excesso de leis anula a moral.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
A ética precisa ser refletida.
Os valores não são coletivos.
Nem todos sabem o que é ética.
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.
A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Realidade.
Facilidade.
A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Sonhos.
Histórias.
Escolhas.
Ações.
Fatos.
Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.
Leia o fragmento a seguir:
“[...] é um grupo de pessoas que possui uma identidade comum, um juízo comum sobre a realidade e reconhece-se participante do mesmo “nós-ético”, ou seja, percebe-se fazendo parte de uma mesma realidade comportamental, que é, por assim dizer, extensão de suas próprias pessoas [...]”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 35.
O fragmento textual se refere a condição humana em relação aos outros; o que se chama de sujeito:
Comunitária.
Relativista.
Utilitarista.
Prática.
Justificativa.